O Jonas é o quê? Bom...dah

sábado, novembro 04, 2006

Religião e Política, Política e Religião....

Religião é uma coisa bem diferente da política. Ninguém se lembra de tal demagogia. E ninguém com amor à sua sanidade mental tentaria fazer tal relação. Mas eu como sendo o maior inconsciente que conheço e a sanidade é demasiado pequena pa sentir uma leve afeição quanto mais um amor platónico vou-me atirar aos leões.

O que é a religião? imaginação humana? err... verdade universal? não brinquem comigo... Fuga emocional? talvez... arma política? nem pensar nisso! Coisa muito feia. Utilizar a fé do povo chegar ao poder nunca ninguem faria tal coisa. Se não fosse humano e consequentemente ganancioso. No início quem governava as primeiras cidades? Os "sacerdotes" que usavam o facto do seu deus ter muitos seguidores e servir-se disso. Depois no Império Romano, os romanos conquistavam territórios e tinham muito medo de revoltas e como as combater? Aceitar as suas religiões, claro. Depois no cristianismo, os povos remanos precisavam de poder e como obtê-lo? Dizer que a sua religião é melhor que as outras. Vamos escrever um livro a dizer os grandes "milagres" do nosso deus e dos nossos profetas. Depois na Idade Média precisava-se de um controlo sobre a população e então uma inquisiçãozita resolve o problema. Quem estivesse contra o sistema é herege. Agora são precisos uns suicidas cegos pa se mandarem contra torres pa aborrecerem os americanos e vão em nome de deus.

É isto suficiente ou são precisos mais exemplos?... A religião é uma área muito perigosa devido à total devoção dos seus seguidores que se for manipulada pode torna-los muito vulneráveis. JPF

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial